domingo, 9 de junho de 2013


CÂNCER DE PRÓSTATA MATA


A próstata é uma glândula presente apenas no organismo masculino. Ela se localiza abaixo da bexiga e é responsável pela produção de 70% do líquido seminal (esperma). Diversas doenças podem atingir a próstata, tais como hipertrofia benigna (aumento do tamanho da glândula), prostatite (inflamação) e câncer.
·         O câncer de próstata é o tipo de tumor mais comum entre os homens;
·         Aproximadamente 18% da população masculina mundial tem câncer de próstata.
·         Por isso, a importância do homem perder o medo e a vergonha de comparecer a um ambulatório de urologia para fazer seus exames de routina. O câncer de próstata ocorre principalmente na maturidade, e 75% dos casos são diagnosticados em homens de mais de 65 anos.
Estima-se que, a partir dos 40 anos de idade, 30% dos homens desenvolvem câncer de próstata. Depois dos 80 anos, o índice aumenta para 50%. No Brasil, segundo a última estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), deverão ser diagnosticados 49.530 casos de câncer de próstata no ano, ou seja, 52 a cada grupo de 100.000 homens. Esse número equivale a 10,6% de todos os casos de câncer e a 21% dos cânceres que acometem os homens.

Os sintomas da fase diagnóstica inicial do câncer de próstata, podem ser:

·         Demora em urinar;
·         Gotejamento no final da micção;
·         Jatos de urina interrompidos;
·         Necessidade de acordar mais de duas vezes para urinar;
·         Urgência de ir ao banheiro;
·         Presença de sangue na urina.
Já no estágio avançado do câncer de próstata, o paciente pode apresentar anemia.

COMO É FEITO O EXAME

O Exame de próstata inclui o toque retal e o exame de sangue. Ele deve ser feito todos os anos a partir dos 45 anos de idade, especialmente quando há história familiar desse tipo de câncer. Durante o exame a próstata é apalpada de modo a se poder se identificar a presença de um nódulo que em caso afirmativo deve ser tratado.
O exame de sangue, avalia a presença do antígeno prostático específico (PSA), e também pode ser uma forma de diagnosticar o câncer de próstata. Após a apalpação de um nódulo na próstata, o homem deve ser submetido a uma ultrasonografia, seguida de biópsia da próstata, para de definir até onde o câncer disseminou e quão maligno ele é.

O QUE PROVOCA O CÂNCER DE PRÓSTATA?

Até hoje os cientistas não sabem com exatidão o que causa o câncer de próstata. Contudo, existem alguns fatores que aumentam as probabilidades de que um homem o desenvolva. Estes incluem:
Idade: A medida que os homens envelhecem, aumentam as probabilidades de desenvolver o câncer.
Raça: O câncer de próstata é mais comum entre os homens de afrodescendentes que entre os brancos. No estado americano de Nova York, os homens afro-americanos têm uma vez e meia mais chances de desenvolver o câncer de próstata do que os homens brancos e duas vezes mais chances de morrer por sua causa.
Histórico familiar: Um homem cujo pai, irmão ou filho já tenham tido câncer de próstata possuem uma probabilidade de duas a três vezes maior de contrair-lo do que um homem que não tenha nenhum parente próximo com a enfermidade.
Comidas gordurosas: Alguns estudos sugerem que uma dieta rica emm gordura animal ou em carne pode aumentar os riscos de câncer de próstata.

A MASTURBAÇÃO AUMENTA OU DIMINUI A CHANCE DE CÂNCER NA PRÓSTATA

Um novo estudo aponta que homens com vida sexual ativa, entre seus 20 e 30 anos, têm maior probabilidade de desenvolver câncer de próstata – e as chances do desenvolvimento da doença aumentam se a masturbação for um ato freqüente.
De acordo com o autor da pesquisa, Polyxeni Dimitropoulou, os estudos do câncer de próstata normalmente estão relacionados a homens que já estão na meia-idade (a doença aparece em homens mais velhos). Sendo assim, os cientistas estão interessados nesse provável elo entre a anomalia das células e a vida sexual na juventude do paciente.
Para Dimitropoulou, os hormônios têm um papel decisivo no câncer de próstata e é comum que homens com a doença sejam submetidos a tratamentos de redução hormonal para que o câncer não aumente ou se espalhe pelo organismo. “Como os hormônios estão ligados com o ato sexual, o homem que tiver a vida sexual mais ativa teria maiores chances de desenvolver câncer de próstata, já que seus hormônios seriam, também, mais ativos”. No entanto, o pesquisador admite que, para ter conclusões mais acertadas, é necessário um conhecimento maior do corpo humano. Para Dimitropoulou, os hormônios têm um papel decisivo no câncer de próstata e é comum que homens com a doença sejam submetidos a tratamentos de redução hormonal para que o câncer não aumente ou se espalhe pelo organismo. “Como os hormônios estão ligados com o ato sexual, o homem que tiver a vida sexual mais ativa teria maiores chances de desenvolver câncer de próstata, já que seus hormônios seriam, também, mais ativos”. No entanto, o pesquisador admite que, para ter conclusões mais acertadas, é necessário um conhecimento maior do corpo humano.

Outro resultado espantoso que a pesquisa revelou é que, se nos homens mais jovens a vida sexual ativa pode aumentar o risco de câncer de próstata, nos mais velhos acontece o contrário. O estudo indicou que, a partir dos cinqüenta anos, uma vida sexual mais ativa e a própria masturbação podem prevenir o câncer. A explicação fornecida pelos pesquisadores é a de que, durante o ato, toxinas acumuladas na “área” são liberadas, reduzindo os riscos. Mas eles afirmam, novamente, que maiores estudos são necessários para chamar esses resultados de conclusivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário